Ir para o conteúdo
  • Home
  • Sobre Nós
  • Serviços
  • Blog
  • Contato
  • Home
  • Sobre Nós
  • Serviços
  • Blog
  • Contato
Fale Conosco

7 Dicas para criar uma comunidade engajada da sua marca

  • 03/02/2025
  • Nani Oliveira I Wire Consultoria


O tema do momento no marketing e branding é a construção de comunidades.
Acelerado pelas era redes sociais, em especial pelo Tik Tok, vivemos a era da participação. Todos querem opinar e se sentir parte de algo. De olho nesta mudança de comportamento as marcas começaram a criar as suas comunidades.


Até aqui, parece muito simples, não é?


Errado! Para que as marcas consigam ter resultados efetivos com a criação de comunidades, elas precisam que o seu público interaja ativamente, compartilhe ideias e se sinta conectado com a marca e demais membros.
Neste artigo, vamos compartilhar 10 dicas comprovadas para você construir uma comunidade engajada, ter promotores da sua marca e fortalecer seu posicionamento.ting e branding é a construção de comunidades.

1. Defina um propósito claro

Uma comunidade só é engajada quando seus membros encontram valor nela.

Defina um objetivo claro: sua comunidade existe para educar, inspirar ou conectar pessoas com interesses semelhantes?

Um bom exemplo é a HubSpot, que criou a HubSpot Community O objetivo é criar um espaço onde profissionais de marketing, vendas e atendimento ao cliente possam compartilhar insights, trocar experiências e obter suporte sobre as ferramentas da HubSpot.

A comunidade serve para educar os usuários, promover networking e incentivar o uso contínuo da plataforma.

Além disso, ela reduz a necessidade de suporte direto por parte da empresa, pois os próprios membros se ajudam, e fortalece o posicionamento da HubSpot como autoridade no setor.

2. Conheça seu público-alvo

Sem entender quem são seus seguidores, fica difícil criar conteúdo relevante.

Ferramentas como Google Analytics, Google Search Console, enquetes e pesquisas ajudam a identificar as necessidades, dores e desejos do seu público.

Dessa forma, você consegue estimular que essas pautas sejam discutidas, aumentando o engajamento do grupo.

3. Escolha a plataforma certa

Redes sociais, fóruns, grupos no WhatsApp ou Discord?

Escolha o canal onde sua audiência está mais ativa e que seja mais fácil de acessar.

Para empresas B2B, o LinkedIn pode ser mais eficaz, enquanto para criadores de conteúdo, o Instagram, Telegram ou o Whatsapp funcionam melhor.

4. Ofereça conteúdo de valor

Uma comunidade engajada precisa de conteúdo relevante e constante.

Crie posts educativos, tutoriais, lives, podcasts e webinars.

É importante trazer os integrantes da comunidade para participarem destas ações, assim aumenta o senso de pertencimento e gera um engajamento maior

O importante é manter o público sempre interessado e participativo.

5. Incentive a interação

Não basta postar e esperar engajamento.

Estimule comentários, enquetes e discussões.

Perguntas simples como “Qual seu maior desafio no marketing digital?” ajudam a incentivar o diálogo. Traga situações reais, isso mostra humanização.

6. Dê espaço para os membros

Pessoas gostam de compartilhar suas experiências.

Dê visibilidade aos membros, convide-os para entrevistas, cases de sucesso ou conteúdo gerado pelo usuário.

Marcas como a LEGO fazem isso muito bem, dando destaque às criações dos fãs.

Para marcas B2B, coletar depoimentos de clientes sobre como a solução contratada melhora seu dia a dia fortalece a credibilidade.

Além disso, empoderar esses clientes para oferecer suporte e esclarecer dúvidas de novos usuários pode ser uma excelente estratégia para engajamento e retenção.

7. Utilize gamificação

Sistemas de pontos, selos e recompensas aumentam a participação.

O Duolingo, por exemplo, usa gamificação para manter os usuários engajados em suas metas diárias de aprendizado.

Outra ação que pode aumentar o engajamento entre os membros do grupo é criar políticas que permitem a doação de pontos de um para os outros. Isso aumenta o senso de comunidade e torna os desafios alcançáveis.

Conclusão

Construir uma comunidade engajada no marketing digital leva tempo e dedicação, mas os resultados valem a pena.

Seguindo essas 7 dicas, você estará no caminho certo para fortalecer sua presença online e fidelizar seu público.

Quer mais dicas sobre marketing digital? Acompanhe a Wire no Instagram!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Compartilhar

Categorias

  • Branding
  • Experiência do Cliente
  • Marketing
  • Métricas
  • Negócios
  • Branding
  • Experiência do Cliente
  • Marketing
  • Métricas
  • Negócios

Inscreva-se na nossa newsletter

Qual é a melhor rede social para venda
Marketing

Qual a melhor rede social para vender em 2025?

Prompts em IA
Inteligência artificial

O guia definitivo para entender sobre Prompts em IA: o que é, como usar e escrever prompts eficazes

Tokens em IA
Inteligência artificial

Tokens em IA: o que são, como funcionam e por que importam tanto

  • Home
  • Sobre Nós
  • Serviços
  • Blog
  • Contato
  • Home
  • Sobre Nós
  • Serviços
  • Blog
  • Contato
  • Home
  • Sobre Nós
  • Serviços
  • Blog
  • Contato
  • Home
  • Sobre Nós
  • Serviços
  • Blog
  • Contato
© 2024 Wire. Todos os direitos reservados.
Linkedin Instagram